Como começar - Escolhendo seu caminho pagão

Uma breve introdução:

 Esta "visão" é uma interpretação muito generalizada de alguns
caminhos Neo-Pagãos, Wiccanos, Bruxaria e religiões reconstrucionistas e não necessariamente refletem as crenças de todos os pagãos ou indivíduos, nações, religiões e tradições.

 Se várias coisas em uma das seguintes listas parecem se encaixar para você, vale a pena conferir esse caminho de forma mais pormenorizada.

 Atenção: estes são muito gerais, e algumas coisas podem se aplicar a você, enquanto para outros não. Da mesma forma, algumas coisas serão aplicadas a grupos específicos em um caminho, e algumas não.
 A colocação na lista não depende do que pensamos sobre o caminho, ou quais são os "melhores". Todos eles têm seus pontos positivos.

Considere caminhos reconstrucionistas se:

  • Você sente uma forte atração para uma cultura pré-cristã particular.
  • Você sente uma forte atração para um panteão particular de divindades.
  • Você quer explorar a religião de seus próprios antepassados ​​ou culturas.
  • Você está interessado em mergulhar mais fundo em práticas e valores de uma cultura particular.
  • Você está aprendendo em uma variedade de formatos: há grupos reconstrucionistas que atendem pessoalmente em alguns lugares, mas muitos interagem principalmente on-line ou pelos ocasionais (anuais) encontros.
Caminhos Reconstrucionistas incluem Asatru, Celta, Helenica (grego), Romano, Kemetismo (egípcio), e muitos mais. Geralmente, um caminho particular se concentra em uma única cultura, ou um grupo de culturas que tinha uma interação. Nos caminhos reconstrucionistas maiores, muitas vezes há uma variedade de abordagens diferentes e, muitas vezes várias organizações, por isso, se você estiver interessado em um caminho, mas a primeira abordagem que você encontrou não funciona para você, pode valer a pena conferir outros.

Nota: A grande maioria dos grupos acolhem as pessoas de outras culturas e origens. Dito isto, algumas pessoas vêm para o reconstrucionismo por causa de um desejo de explorar a cultura da sua própria família ou história.

Considere caminhos religiosos de feitiçaria se: 
(Veja a lista adicional para caminhos iniciáticos, logo abaixo).

  • Você quer um caminho religioso que inclui diretamente o trabalho mágico em uma base regular (De qualquer trabalho mágico ou técnicas mágicas usadas para criar espaço sagrado).
  • Você quer trabalhar através de muitas opções e opiniões para descobrir o que você precisa e funciona para você (Alguns dos quais podem não concordar com o que você escolher).
  • Você está interessado em celebrar os ciclos naturais e estações.
  • Você está interessado em construir uma relação direta com uma ou mais divindades.
  • Você está interessado em outra forma ou curioso com as práticas gerais descritas em grande parte dos websites e blogs.

Nota: Devido à ampla utilização do termo Wicca para uma gama de práticas (por vezes vagamente) relacionadas, pode ser especialmente confuso trabalhar por meio de material sobre Wicca em primeiro lugar. Estudos e pesquisas ajudam.

Considere bruxaria religiosa iniciática se:


  • A idéia de ter práticas e métodos de apelos de trabalho é consistente para você.
  • Você se sente confortável com uma certa liberdade e flexibilidade em troca de aprendizagem e utilização de métodos e práticas testadas para obter resultados confiáveis.
  • Está tudo bem com a idéia de que pode levar algum tempo para encontrar um professor, grupo ou situação de aprendizagem que funciona para todos os envolvidos.
  • Você sente uma forte chamada para um caminho particular, e está disposto a fazer o que for preciso para descobrir como fazer o treinamento e trabalhar neste caminho.
  • Você está interessado em trabalhar com os outros de alguma forma - seja com um professor, ou com um grupo, com tudo o que envolve.

Siga para panenteísmo / paganismo não-deísta se:

  • Você vê o sagrado presente dentro de todo o mundo que nos rodeia, e não como vindo (ou ressonância com) divindades particulares ou outros seres.
  • Você tem um grande interesse no mundo natural, seus ciclos e suas estações.
  • Você está disposto a fazer o seu caminho através de triagem de materiais em práticas que podem funcionar para você - e aqueles que não fazem sentido para você, porque envolvem divindades.

Olhe para caminhos mágicos, mas não religiosos se:

  • As práticas de feitiçaria, magia ritual, ou outras opções relacionadas são de interesse, mas você não está de todo interessado em trabalhar com divindades.
  • Você tem interesse em uma determinada prática ou abordagem (por exemplo, bruxaria de cozinha), mas não quer fazê-lo no contexto da prática religiosa ou espiritual.

Considere druidismo se:

  • Você está interessado em uma religião com um forte foco na natureza.
  • Você está interessado em uma prática derivada de áreas celtas (embora muitos grupos Druidas honrem ou trabalhem com outras divindades européias).
  • Você está interessado em uma prática voltada para o espiritual, em vez de magia, ou se quiser um formato ritual que não inclui magia ritual (como lançar um círculo).
  • Você está em um lugar isolado, e quer um caminho com formação à distância (várias organizações druidas tem métodos de treinamento a distância).

Estas não são todas as opções possíveis: Você pode combinar caminhos diferentes, seguindo ​​em um caminho sincrético (um caminho estabelecido com a combinação de coisas a partir de diferentes práticas de forma estruturada).

5 comentários:

  1. Quais seriam esses caminhos mágicos,mas não-religiosos que você cita no texto?

    Beijos,adoro seu blog. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas chamam de bruxaria eclética, mas de um modo geral, não é um caminho "nomeado". Seguir num caminho mágico não religioso significa basicamente viver práticas, como a bruxaria de cozinha, por exemplo, mas sem devoção á nenhuma divindade.

      Excluir
  2. vcs abandoram o gato mistico n tem mais atualizações la? deixem o link mais visivel la quase n achei o link la e deixen-nos colocar pelo menos o telefone para podermos nos estudantes trocarmos ideias sobre a wicca

    ResponderExcluir
  3. muito bom.esse grupo é show

    ResponderExcluir
  4. vou seguir seu blog porque curto demais todos os assuntos relacionados à bruxaria, paganismo, parabéns e obrigada,

    ResponderExcluir

Quem somos

Grimório

Artigos comuns

Guia prático

FAQ

Energias

Caminhos Pagãos