Qual é a diferença entre o Paganismo, Wicca e Bruxaria?

Wicca é uma tradição da bruxaria que foi trazida ao público por
Gerald Gardner em 1950. Há um grande debate entre a comunidade pagã sobre a Wicca ser realmente a mesma forma de bruxaria que os antigos praticavam. Independentemente disso, muitas pessoas usam os termos Wicca e Bruxaria de forma intercambiável. Paganismo é um termo genérico usado para aplicar a um número de diferentes religiões baseadas na Terra. Wicca cai sob essa rubrica, embora nem todos os pagãos sejam Wiccas.

 O termo "pagão" (derivado do latim paganus, que pode ser traduzido como "quem vive na aldeia") foi originalmente usado para descrever pessoas que viviam em áreas rurais. Com o tempo o cristianismo se espalhou, e esses mesmos camponeses eram muitas vezes os últimos redutos agarrados às suas antigas religiões. Assim, "pagão" passou a significar as pessoas que não adoram o Deus de dos cristãos.

 Assim, em poucas palavras, todos os wiccanos são bruxos, mas nem todas as bruxas são Wiccanas. Todos os wiccanos são pagãos, mas nem todos os pagãos são Wiccanos. Finalmente, algumas bruxas são pagãos, mas algumas não são.

2 comentários:

  1. Então posso querer me tornar bruxa porém sem ser wicca?

    ResponderExcluir
  2. O culto entre a Deusa Ísis está presente em quais tradições pagãs atualmente? qual tradição evidencia mais Ísis? Obrigado.

    ResponderExcluir

Quem somos

Grimório

Artigos comuns

Guia prático

FAQ

Energias

Caminhos Pagãos