Como criar seu livro das sombras

O Livro das Sombras (ou grimório) é usado para armazenar
informações que você precisa em sua tradição mágica. Muitos Pagãos e Wiccanos usam livros escritos à mão, mas alguns usam um computador para armazenar informações também. Tenha em mente que um grimório é considerado uma ferramenta sagrada, o que significa que é um item de poder que deve ser consagrado com todas as suas outras ferramentas mágicas.
Veja como:
Para fazer o seu Livro das Sombras, comece com um caderno em branco. Muitos preferem fichários pela facilidade em reorganizar as folhas conforme a necessidade. Se você usar este estilo de grimório, pode usar protetores de folha ou plastificar algumas, o que é ótimo para prevenir a cera de vela e outros gotejamentos durante o ritual. Sua página de título deve incluir o seu nome.
Faça-o extravagante ou simples, dependendo da sua preferência, mas lembre-se que o grimório é um objeto mágico e deve ser tratado como tal. Qual o formato que você deve usar? Alguns bruxos são conhecidos por criar livros elaborados em segredo com alfabetos mágicos. A menos que você conheça o alfabeto fluentemente, não faça caso não tenha conhecimento absoluto sobre a escrita e pronúncia.

Quando se trata do conteúdo de seu grimório pessoal, existem algumas seções que são quase universalmente inclusas:

Leis do seu coven ou tradição: Acredite ou não, a magia tem regras. Enquanto elas podem variar de grupo para grupo, é uma boa idéia mantê-las na frente do seu grimório como um lembrete do que constitui um comportamento aceitável e o que não se faz. Se você faz parte de uma tradição eclética que não tem regras escritas, ou se você é uma bruxa solitária, este é um bom lugar para escrever o que você acha que são as regras aceitáveis ​​de magia. Afinal, se você não definir algumas diretrizes, como você vai saber quando e como fazer?

 A dedicação: Se você tiver sido iniciado em um Coven, pode querer incluir uma cópia de sua iniciação cerimônial aqui. No entanto, muitos wiccanos se dedicam a um Deus ou Deusa muito antes de tornar-se parte de um coven. Este é um bom lugar para escrever o que você está se dedicando e por quê. Isso pode ser um ensaio longo, ou pode ser tão simples como dizer: "Eu, (seu nome) dedico-me à Deusa hoje, 19 de março de 2014".

 Deuses e Deusas: Dependendo do panteão ou tradição que você segue, você pode ter um único Deus e Deusa, ou uma série deles. O grimório é um bom lugar para manter lendas e mitos e até mesmo obras de arte relacionadas com a sua divindade. Se a sua prática é uma mistura eclética de diferentes caminhos espirituais, é uma boa idéia incluir isso aqui.

 Tabelas de Correspondências: Quando se trata de conjuração, tabelas de correspondência são algumas de suas ferramentas mais importantes.

Fases da lua, ervas, pedras e cristais, cores - todas têm diferentes significados e propósitos.

 Sabbats: A Roda do Ano inclui oito feriados para a maioria dos wiccanos e pagãos, embora algumas tradições não celebrem todos eles. Seu grimório pode incluir rituais para cada um dos Sabbats. Por exemplo, para Samhain você pode querer criar um ritual que honra seus antepassados ​​e celebra o fim da colheita, enquanto que para Yule você pode querer escrever uma celebração do Solstício de Inverno. A celebração do Sabbat pode ser simples ou complexo, como você quiser.

 Outros rituais: Se você vai comemorar cada lua cheia, pode querer incluir um rito de Esbat em seu grimório. Você pode usar o mesmo a cada mês, ou criar vários diferentes sob medida para a época do ano. Você também pode querer incluir seções sobre como lançar um círculo. Se você vai fazer qualquer rito de cura, prosperidade, proteção ou outros fins, não se esqueça de incluí-los aqui.

 Ervas: Pergunte a qualquer Pagão ou wiccano experiente sobre uma erva específica, e as chances são boas de que ele exponha não só os usos mágicos da planta, mas também as propriedades curativas e história de uso. Herbalismo é muitas vezes considerado o núcleo da conjuração, porque as plantas são um ingrediente que as pessoas usam a milhares de anos. Coloque em seu grimório tabelas de ervas e seus usos. Lembre-se, muitas ervas não devem ser ingeridas, por isso é importante pesquisar bem antes de tomar qualquer coisa. 

Adivinhação: Se você está aprendendo sobre Tarot, vidência, astrologia, ou qualquer outra forma de adivinhação, coloque as informações aqui. Quando você experimentar novos métodos de adivinhação, faça um registro do que você faz e os resultados que você vê em seu Livro das Sombras.

 Os textos sagrados: Se houver um determinado texto que agrada a você, tais como a carga da deusa, uma antiga oração numa língua arcaica ou um canto especial que você goste, pode incluí-lo em seu Livro das Sombras.

 Receitas mágicas: Existe uma vasto conteúdo sobre a bruxaria de cozinha, porque, para muitas pessoas, a cozinha é o centro da casa e do lar. Você pode coletar receitas para óleos, incensos, ou misturas de ervas para o seu grimório. Você pode até incluir uma seção de receitas de comidas para as celebrações dos sabbats.

 O maior dilema com qualquer livro das sombras é como mantê-lo organizado. Você pode usar divisórias com guias, criar um índice na parte de trás, ou uma tabela de conteúdos na frente. Ao estudar e aprender mais, você terá mais informações para incluir - é por isso que o fichário é uma idéia tão prática. Você pode querer usar um notebook para obter informações copiadas de livros ou baixadas da Internet, e outro para as suas próprias criações. Independentemente disso, escolha o método que funciona melhor para você, e cuide bem do seu Livro das Sombras. Afinal de contas, é um objeto sagrado e deve ser tratado como tal. 

Dicas: 
Se você encontrar um rito, feitiço ou informação em outro lugar, não se esqueça de anotar a fonte. Isso vai ajudar você a se manter organizado, e você vai começar a reconhecer padrões em obras dos autores. Adicione uma seção que inclui livros que você já leu, assim como o que você achou deles. Dessa forma, quando você tem a chance de compartilhar informações com outras pessoas, vai se lembrar o que você leu.

Um comentário:

  1. É obrigatório consagrar o Livro das Sombras?

    ResponderExcluir

Grimório

Artigos comuns

Guia prático

FAQ

Energias

Caminhos Pagãos